Ultimamente, as pessoas estão perdendo a esperança na vida, na política, educação e principalmente nelas mesmas. Dizem que não tem mais jeito e que está tudo perdido. E eu tento compreender como vive um ser humano sem esperança, pois logo quando se perde um dos melhores dons que as pessoas podem ter, também é perdido os seus sonhos. O nosso amigo Aurélio pode nos mostrar todos os significados da palavra “sonhar”, mas de todos o que eu mais gosto é este: ideia ou ideal dominante que alguém ou um grupo busca com interesse ou paixão. Quando você sonha, quer que esse desejo se realize, e por isso começa uma batalha constante para realizá-lo. Dessa forma, compreendemos que a parte mais bela do ato de sonhar ou idealizar algo é você investir seu tempo para o tornar realidade.

Sonhar é algo que eu particularmente amo fazer, pois nos faz ter determinação de realizar o que sonhamos, e isso é uma das melhores satisfações pessoais do ser humano. Abrir a sua imaginação e viajar ouvindo aquela música da sua banda preferida, lendo um livro ou fazendo uma atividade física sempre fazem as pessoas sonharem o que é importante, pois nos mantém vivos.

Muitas vezes minha mãe dizia “Sofia, agora volta pra Terra…” sempre em tom engraçado, pois ela também sabia que um dos meus maiores hobby é sonhar. Sim, por incrível que pareça leitor, pode acreditar, fico sempre planejando e construindo metas para vida, mas fique tranquilo porque não é algo que me torture ou me tire da realidade, pois são planos que pretendo realizar um dia e os coloco dentro de minha realidade. Agora, vocês provavelmente devem estar curiosos com estes meus sonhos, pois bem, irei revelar alguns para você:

O primeiro sonho que sempre tive foi fazer intercâmbio, viver em outro país e conhecer a cultura, costumes, pessoas e uma língua nova sempre foram um dos maiores sonhos. E pela graça de Deus irei realizar no ano de 2017, ficarei 8 meses em Dublin, na Irlanda. Eu ainda não consigo entender como aconteceu tudo, porque para ser sincera, não teria condições por vários fatores, mas o Senhor resolveu tudo e eu consegui.

O segundo sonho é conhecer os países, não todos, mas aqueles que sempre lêem livros e que a história me fez me apaixonar. Espanha, Itália, Portugal, Grécia, Noruega, Pais de Gales, Inglaterra, Alemanha, França, Polônia e Suíça. Na verdade, o meu sonho mesmo é conhecer o mundo, as culturas, os povos e ver como o Criador é maravilhoso e perfeito em tudo o que faz; eu acredito nos meus sonhos e no amor de Deus e sei que um dia realizarei. Sabe o que é mais engraçado, é eu querer ter um cartão postal de cada país desses para eu colocar em meus livros, agendas para eternizar os momentos em que estarei vivendo. Minha casa terá um cantinho só para colocar lembrancinhas dos países que eu for conhecer e visitar.

A fotografia foi algo que sempre me encantou, desde bem pequena e como eu digo “fotos e vídeos” são uma mágica, pois elas eternizam momentos que muitas vezes nossas lembranças vão se perdendo com o tempo. Quando sobra um tempinho, sempre paro para rever as fotos de minha mãe mais jovem e de todos de minha família. Um dos meus sonhos é mostrar o mundo que o que vale mesmo é pessoas a moda antiga. Almoço dia de domingo, cartas, fotos reveladas, coisas palpáveis e que registram o momento de sua vida. Tenho um sonho que é ter todas as fotos dentro de uma caixinha, fotos de viagens, igreja, casamento e amigos, porque sem dúvidas a fotografia nos dá esse privilégio de se sentir eterno.

Apesar de muitos falarem que os filhos geralmente são o reflexo dos pais, eu discordo em partes, pois se eu fosse 20% do que minha mãe é estaria muito feliz. O que nos leva para o meu próximo sonho que é ter o dom de estudar, mesmo não gostando de alguns assuntos. Mas, preciso confessar uma coisa para você leitor, o que tenho certeza que herdei de minha mãe foi o amor pelos livros, seja ele romântico, cientifico, político. Gostar de ler é algo que você aprende e depois você não consegue mais parar, pois a cada dia você aprende algo novo, você pode começar nos livros, jornais, revistas e blog. O primeiro livro que li, foi em 2009, chamado “Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga”, confesso que não demorei para aprender esse amor pelos livros e a cada ano que vai passando minha lista de livros “já lidos” só aumenta.

Entretanto, eu vejo que não são todos que tem o mesmo gosto e muitas vezes escuto que tenho a mente de velha, que gosto de coisas antigas e ultrapassadas, mas não ligo. Tenho um sonho que é publicar um livro, ainda não sei sobre o que, mas sei que ainda preciso melhorar muito minha escrita, vocabulário e só assim poderei ter condições de escrever um livro.

Além disso, se eu te contar que ainda escrevo no meu diário, leitor, te peço que não ria.  Deixe-me explicar para que você não venha tirar conclusões precipitadas. No ano de 2011, ganhei um diário de meu avô de presente de amigo oculto e confesso que no primeiro momento não gostei do presente, pois me achava “grandinha”, mas mesmo assim fui escrevendo e contando nele os primeiros amores, as amizades dos verões, sobre minha família e escola. Mas de repente, eu parei. E só fui voltar em meados de 2013, pois foi o ano que meu avô faleceu, e logo pude perceber que eu precisava continuar escrevendo nele e concluir essa etapa de minha vida. Tanto que fiz uma promessa em que “ mesmo se tiver 20 anos continuarei escrevendo, até terminar de escrever’’. Mas, leitor fique tranquilo, pois agora eu só o utilizo como refúgio, como aquele lugar onde posso escrever sem a preocupação de receber uma critica, um conselho errado.

Um dos meus sonhos que eu quero muito realizar é conhecer pessoas diferentes e aprender com elas a sempre respeitar as diferenças, as culturas e principalmente de como elas vêem o reino de Deus. Saber que somos iguais e que amamos o mesmo Deus de amor é algo que me emociona. Todas as vezes que, paro para imaginar como é a grandeza do nosso Deus, do amor dele por nós eu penso em tentar retribuir isso de alguma forma, pois ele nos diz nas escrituras sagradas que, precisamos amar nosso próximo como a nós mesmos. A caridade ou em outras traduções, o amor é a maior prova que estamos sentindo o amor do Pai. Missões urbanas, para países da África, Ásia e América Latina são coisas que apenas pessoas com amor, fé e coragem estão dispostas a fazer. Não se sinta ofendido, leitor. Tudo bem, você não tem a coragem de poucos de largar tudo e ir para missões falar do amor de Deus, não estou te julgando até porque eu não fui também, mas para falar do amor de Deus e ajudar as pessoas que necessitam não precisa ir para longe, certo?

Pois bem, para finalizar esse texto sobre sonhos, gostaria de te revelar o meu ultimo mas não menos importante, caro leitor. O meu eterno sonho é ainda ver esse mundo ser mais humano, onde as pessoas sejam mais justas, menos egoístas e que parem de desejar o mau do seu próximo. Para a nossa tristeza leitor, estamos vivendo em um mundo onde a inveja, o rancor e a intolerância tem uma força maior, mas eu ainda não perdi a fé e a esperança nas pessoas. Devemos sempre dar uma segunda chance para as pessoas, para que o perdão seja liberado e esta pessoa tenha uma nova oportunidade, pois se isso não acontecer, ninguém nunca ira mudar permanecendo sempre no erro. Eu sei leitor, esse final pode até está parecendo um pouco hipócrita, pois existem muitas pessoas que discordam de minha ideia, mas eu prometo (não irei jurar, pois é pecado) que esta é minha sincera e verdadeira opinião.

Eu não perdi a esperança nas pessoas, continuo acreditando em cada um, acreditando que a cada dia podemos nos tornar pessoas melhores, dignas e principalmente justas. Sim, o meu sonho é ver um mundo sem desigualdade, onde o negro não sofra preconceito, onde a mulher não desvalorizada apenas por ser mulher, onde a criança tenha o direito de crescer com uma saúde boa, educação e lazer e que nossos idosos tenham o direito ganhar uma aposentaria digna, para que vivam o resto de suas vidas bem.

Poderia continuar escrevendo cada detalhe desse meu sonho, mas encerro aqui, caro leitor e com muito prazer te parabenizo por ter aguentado até o final e não ter desistido de ler ainda no primeiro parágrafo. Até a próxima.

Sofia Caetano, 20 de outubro de 2016.

Me siga nas redes sociais: ❤

Facebook: Mundo de Sofia

Instagram: @sofiacaetanos

Snapchat: sofia_caetanos

You tube: YOU TUBE

Deixe um comentário

