Olá meus amores, ter uma vida saudável não é nada fácil todos sabem. Refazer sua rotina, reeducar a alimentação, provavelmente é a pior parte. Mas, com a ajuda de uma boa nutricionista e algumas dicas de como montar pratos deliciosos e dentro da dieta.

Então para uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes em vitaminas, nosso prato precisa ser composto por legumes, verduras e frutas. O ideal é que em todas as refeições seja inserida pelo menos 2 alimentos de cada grupo.Antes de começar qualquer dieta, procure um nutricionista para que ele possa passar uma dieta ideal e equilibrada para cada tipo de corpo e organismo.

 

454144dc93244730df117576548dfc56

VERDE:

Estes alimentos são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo porque contribuem na formação e manutenção da saúde dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Ajudam no ganho e recuperação muscular. Sendo que as plantas da família da cebola, tem alicina, que apresenta efeitos benéficos contra as infecções. Tornam imune o sistema imunológico e minoram os riscos de câncer. Contém complexo B e flavanóides. Dão energia e controlam o  colesterol.

Frutas: banana, pêra, pinha, melão, graviola.

Vegetais e cereais: batata, aspargo, alho, alho-poró, couve-flor, cebola, inhame, aipim, cogumelo, nabo, cará, endívia, arroz, tofu, leite de soja (preferir os enriquecidos com vitamina B12, para suprir a carência desta diariamente, e não precisar fazer uso de outro suplemento).

Laranja: São alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina C e B3, ácido clorogênico e outros antioxidantes.E principalmente é abundante em beta-caroteno, um pigmento antioxidante eficaz da vitamina A, que dá a coloração alaranjada aos alimentos, e ajuda a proteger o coração, as células, mantém a saúde dos olhos e do sistema imunológico. São substâncias que deixam o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama.E auxiliam a ter um belo bronzeado protegendo a pele dos raios solares mais danosos.

Frutas: pêssego, laranja, mamão, tangerina, manga, maracujá, nectarina e damasco.

Vegetais: abóbora, cenoura, milho, pimentão amarelo e gengibre.

Verde-escuro: Os alimentos de cor verde são abundantes em clorofila e vitamina A, que desintoxicam as células e inibem os radicais livres – substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo. Por isso ajudam a evitar o câncer e preservar a visão.Ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem crescimento, sendo excelente para os dentes, ossos, e evitam a fadiga mental.Auxilia na produção de glóbulos vermelhos do sangue e na coagulação, combatendo a anemia ferropriva.

Frutas: abacate, kiwi, limão, uva verde.

Vegetais: Vegetais folhosos e ervas em geral como almeirão, mostarda, alface, rúcula, agrião, cebolinha, salsa, coentro, abobrinha verde, acelga, salsão, brócolis, couve, chuchu, quiabo, pepino, azeitona verde, ervilha, pimentão verde, vagem.

Vermelho: Fonte de carotenóides, precursores da vitamina A. Fonte de licopeno, poderoso antioxidante, que é responsável pela cores vermelhas das frutas e vegetais. Mais recentemente foi apontado por vastas pesquisas, como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata.Contém ainda, antocianina, que estimula a circulação sanguínea.Bom para memória, já que protege o cérebro do envelhecimento. Ótimo para o coração, pois evitam doenças cardíacas, fortalece a pele e os ossos. Auxilia na saúde do trato urinário e na prevenção de câncer em geral.

Frutas: maça, cereja, caqui, framboesa, melancia, morango, romã, acerola, goiaba vermelha, uva vermelha e cramberry.

Vegetais: pimentão vermelho, pimenta vermelha, rabanete, tomate, cebola vermelha.

Roxo: Alimentos arroxeados e azulados são repletos de minerais (como potássio), vitamina C e niacina (vitamina do complexo B).Contém ácido elágico, uma substância que retarda o envelhecimento e neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético. Mantém a saúde da pele, nervos, rins, e do aparelho digestivo.

Frutas: ameixa preta, lichia, figo roxo, amora, framboesa, mirtillo, uva roxa, jabuticaba, jamelão.

Vegetais: alcachofra, alface roxa, beterraba, berinjela, cebola roxa, azeitona preta, almeirão roxo, repolho roxo.

Marrom: São alimentos ricos em fibras e vitaminas dos complexo B e E. Tais substâncias e nutrientes têm papel vital no organismo, pois devido às fibras melhoram o funcionamento do intestino e previnem o câncer deste órgão, além de oferecerem saciedade. As vitaminas do complexo B e E previnem outros cânceres e as doenças cardiovasculares, e também combatem a ansiedade e a depressão. Os alimentos marrons dão muita energia e são repletos de minerais.

Frutos oleaginosos: nozes, castanha do Pará (Brasil), do Caju, amêndoa, etc.

Cereais: Aveia integral, arroz integral, grão de bico, semente de linhaça, triticale integral, centeio integral, etc.

E vale relembrar, quanto mais colorido estiver as refeições melhor.

 

 

Essa foi uma pequena pesquisa que fiz para me auxiliar na nova vida saudável, não sou profissional da área de nutrição. Para ter uma melhor orientação de qual tipo de dieta você terá que fazer procure um bom nutricionista. Espero que tenham gostado, semana que vem tem mais dicas e receitas para todos que assim como eu está focado a ter uma vida mais saudável.

Minhas redes sociais: ❤

Facebook: https://www.facebook.com/sofia.caetan…
Instagram: https://www.instagram.com/sofiacaetanos/
Snapchat : sofia_caetanos
contato: sofia.caetanos@gmail.com

Se inscreva no meu canal no you tube, o link está no final da página. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s